Depois de uma pandemia e considerando o grau de estresse existente no mundo atual, é muito natural que uma prática voltada ao relaxamento ganhe cada dia mais adeptos, não é mesmo?
Veja como o Yoga Restaurativo pode contribuir para o alívio da ansiedade e stress do dia a dia!
Índice:
- O que é Yoga Restaurativo?
- Benefícios do Yoga Restaurativo
- Principais posturas no Yoga Restaurativo
- Como usar suportes no Yoga Restaurativo
- Como começar o praticar Yoga Restaurativa em casa
- Conclusão e próximos passos
O que é Yoga Restaurativo?
Prática que se destaca por poucos movimentos e foco na restauração do organismo, levando a um estado de relaxamento. Assim sendo, seu objetivo principal não é fortalecer nem alongar, mas liberar a musculatura e as tensões produzidas no corpo, ao longo do tempo.
É um estilo de Yoga que trabalha no sistema nervoso parassimpático, conduzindo as funções básicas orgânicas para uma condição de descanso, cura e restauração do equilíbrio.

Com isso, o corpo mergulha no repouso e no relaxamento e, a mente, entra em um estado natural de harmonia e calma, permitindo uma transição suave entre a quietude e o movimento.
Dessa forma, o Yoga Restaurativo pode ser entendido como uma espécie de relaxamento ativo, a manutenção dos asanas por mais tempo faz com que o corpo tenha tempo hábil para entrar em estado de relaxamento completo, tranquilizando a mente e aprofundando a respiração.
O Yoga Restaurativo, portanto, acalma e nutre corpo e mente. Sua prática regular pode fortalecer um corpo cansado, além de promover uma cura emocional mais profunda. É uma modalidade de Yoga terapêutica e não apenas uma prática de aptidão física.
Benefícios do Yoga Restaurativo
Seus benefícios são inúmeros, desde o combate aos efeitos físicos e mentais provocados pelo estresse diário, até o alívio de dores nas costas, dores de cabeça, insônia e ansiedade. Confira os benefícios mais experimentados com sua prática:
- mente serena;
- melhora da capacidade de cura e de equilíbrio;
- relaxamento profundo do corpo;
- equilíbrio do sistema imunológico e nervoso;
- alívio de dores crônicas;
- melhora da qualidade do sono e do humor e muitos outros.
Principais posturas no Yoga Restaurativo
O Yoga Restaurativo pode ser praticado por meio de diversas ásanas, mas, listamos aqui, apenas três mais clássicos. são as posturas que conferem uma experiência mais direcionada ao aspecto relaxante da prática.
É importante manter uma duração prolongada em cada ásana, sempre respeitando seus limites e dentro de um conforto razoável. Vejamos as posturas:
Savasana (postura do cadáver)

Esse ásana é o mais conhecido de todos em termos de relaxamento na prática de Yoga. É, também, um dos mais difíceis levando em conta o nível de repouso mental e de entrega exigido durante sua execução que, fisicamente, é simples.
Experimente fazê-lo usando os acessórios que mais proporcionam conforto, como um mat para yoga. Assim, você pode manter-se na postura por mais tempo e vivenciar uma experiência profundamente restaurativa.
Balasana (postura da criança)

A postura da criança alivia a fadiga, o estresse e alonga suavemente os quadris, a coluna, os tendões da coxa, os glúteos e os músculos dos ombros. Ao apoiar o tronco e a cabeça, ajuda a aliviar dores no pescoço e nas costas.
Supta Baddha Konasana (postura da deusa reclinada)

É uma postura que estimula alguns órgãos, como próstata, ovários, rins, bexiga, coração e circulação sanguínea. Alonga a virilha, os joelhos e a parte interna das coxas. Alivia, também, a depressão leve, os sintomas de estresse, da menopausa e da TPM.
Com todos esses benefícios, é um ásana que induz a uma sensação de calma, uma vez que expande as costas, os quadris e a região pélvica.
Como usar suportes no Yoga Restaurativo
Durante a prática de Yoga Restaurativo, você pode facilitar ainda mais todo o processo de relaxamento com a ajuda de suportes, como almofadas, blocos, bolsters e cobertores e com esses acessórios você terá ainda mais conforto para alcançar os objetivos dessa prática. Outros suportes que podem ser usados:
- uma ou duas mantas enroladas;
- cadeira;
- cinto de calças ou um cinto de roupão;
- almofada para os olhos ou uma pequena toalha de mão.
Como começar a praticar Yoga Restaurativo em casa

Para praticar em casa, caso você seja iniciante, procure desenvolver a técnica aos poucos, optando pelas posturas mais fáceis e permanecendo menos tempo em cada uma.prepare um local confortável e tranquilo para garantir que não haverá interrupções. Lembre-se de que é preciso foco para manter a concentração na respiração e alcançar o relaxamento esperado.
Outro detalhe importante é vestir-se com o máximo de conforto, já que a permanência em cada postura é prolongada. Reservar esse tempinho de prática todos os dias, ainda que por pouco tempo, é fundamental e faz muita diferença para o seu bem-estar.
Depois, é interessante procurar um instrutor experiente em Yoga Restaurativo e garantir uma prática correta, com o melhor resultado possível.
Conclusão e próximos passos
A escolha do Yoga Restaurativo é ideal para os praticantes que buscam benefícios associados principalmente aos estados internos, como calma, melhora do sono, redução do stress e aumento da clareza mental.
É uma excelente maneira de relaxar e favorecer o rejuvenescimento, enquanto você se aprofunda na prática, afinal, quando conseguimos eliminar o estresse e a ansiedade, sem dúvida, restauramos nosso corpo e nossa mente. E isso é a chave para recuperar energia e vitalidade.
Com o apoio de um bom instrutor e o lugar propício, você pode desfrutar do melhor da prática do Yoga e colher muitos frutos benéficos para o seu bem-estar.
Confira nossa linha Yoga & Fitness e Acessórios que vão contribuir com a sua prática!