Lifestyle: saiba o que é, tipos e como encontrar o seu!

8 Minutos de Leitura

Como você define o seu Estilo de Vida? Diariamente, criamos e seguimos hábitos de alimentação, prática de exercícios, escolhas de vestuário e até preferências de viagem que, mesmo inconscientemente, conduzem a uma forma própria de viver. Ou, o seu Estilo de Vida, mais conhecido como LifeStyle.

O que é lifestyle?

LifeStyle é tudo o que fazemos em nosso dia a dia e que pode ser muito diferente de pessoa para pessoa. Não existe certo ou errado nesse conceito, ele nada mais é do que a maneira que você gosta de viver.

Para entender como você vai formando seu próprio estilo de vida, basta pensar: quais são os princípios, atitudes, costumes e preferências que moldam minha vida? Com quais grupos sociais eu interajo? O que gosto de consumir (tanto em bens materiais quanto em conteúdo)? O que me traz sensação de contentamento? Do que não abro mão de ter em minha rotina?

Toda essa autorreflexão é a bússola que vai apontar o seu LifeStyle e te guiar a viver da forma mais verdadeira para você. Mas isso não significa estabelecer limites para o que você deve ou não fazer. A ideia é apenas fortalecer a base da sua vida para que você possa moldá-la conforme o tempo passa, sem perder a sua própria essência.

Alguns tipos de LifeStyle

Existem alguns estilos de vida que são, sem dúvida, mais populares e fáceis de serem identificados. Conheça alguns deles:

Minimalista

O minimalismo preza pelo “menos é mais”. Apesar de muitas pessoas acreditarem que isso significa ter apenas o básico, a verdade é que esse LifeStyle é sobre desapegar dos acúmulos eter apreço pelo que é verdadeiramente essencialpara nos deixar confortáveis e felizes.

Esse estilo de vida se reflete em roupas e decorações de ambientes simples e com poucos detalhes visuais, pois o valor está na qualidade, não na quantidade. Mudar os hábitos de consumo também é uma característica forte do minimalista, que tende a comprar menos bens materiais e passar a investir em experiências que agregam valor emocional e criam lembranças.

Aprenda mais sobre ele conferindo nosso post sobre o estilo minimalista e saiba como aderir ao conceito!

Consciente

Já faz muito tempo que a sustentabilidade deixou de ser apenas um conceito para se tornar um LifeStyle — ainda bem! As pessoas que seguem esse estilo de vida, ou aspiram seguir ele, compreende que cada escolha de consumo que fazemos gera um impacto no ecossistema, seja ele positivo ou negativo. Por isso, procuram consumir de maneira consciente!

Ele pode ser visto em quem troca o carro pela bicicleta para reduzir a pegada de carbono. Ou naqueles que escolhem comprar apenas marcas com responsabilidade ambiental e social, como as de slow fashion. Também pode ser identificado em quem recusa sacolas plásticas em supermercados e sempre leva consigo uma bolsa ecológica.

A ideia desse LifeStyle é diminuir os danos ao meio ambiente em cada ação para proporcionar maior qualidade de vida no planeta para as gerações futuras, incluindo seres humanos, fauna e flora.

Acha que esse é seu estilo de vida? Então aproveite e confira nosso conteúdo sobre consumo consciente, ou confira no final dessa matéria as roupas conscientes que separamos para você.

Nômade

O nomadismo existe há milhares de anos, por questões de sobrevivência mesmo, e voltou a se popularizar nos últimos tempos com o aumento dos trabalhos remotos. Os adeptos a esse estilo de vida são aventureiros, não possuem residência fixa e se dividem essencialmente em dois grupos:

  • Mochileiros: viajam de lugar em lugar com apenas uma mochila nas costas e sobrevivem com empregos temporários nos locais onde estão;
  • Nômades digitais: possuem um emprego fixo que permite liberdade geográfica e escolhem mudar de cidade de tempos em tempos, fazendo tudo o que precisam para sobreviver através da internet.

É claro que viver essa vida não é tão fácil quanto parece, pois ainda é necessário lidar com burocracias, como despesas básicas, vistos e passaportes — no caso de viagens internacionais — e afins. Mas muitos que se identificam com esse estilo de vida e tentam uma vez, normalmente se encantam com toda a troca cultural e não voltam atrás.

Fitness

A vida fitness com certeza é um dos LifeStyles mais populares de hoje em dia. As pessoas adeptas a ele não abrem mão do bom condicionamento físico e buscam isso de diferentes formas: na academia, nos esportes competitivos ou atividades ao ar livre, por exemplo.

Diferente do que se acredita, a vida fitness não é apenas sobre se olhar no espelho e se sentir bem com o próprio corpo. No geral, quem vive esse LifeStyle sente prazer em estar sempre se movendo, devido à endorfina (hormônio do bem-estar) liberada durante as práticas de exercícios físicos.

Holístico

O lifestyle holístico é para aqueles que buscam conexão consigo (corpo físico e espiritual) e com o mundo a sua volta, pois compreendem que somos parte de um todo. Quem é adepto a esse estilo de vida busca o bem-estar em práticas de Yoga, meditação, tratamentos e medicinas alternativas, como a Ayurveda.

Mais do que um estilo de vida, a prática holística é uma filosofia conectada a conhecimentos milenares e que sempre foi muito praticada no oriente. A popularização dela no ocidente é mais recente, porém vem ganhando cada vez mais adeptos por proporcionar uma sensação de maior sentido para cada uma de nossas ações.

Requintado

O LifeStyle requintado é quase o oposto ao minimalismo, pois aqui o que importa é o valor material das coisas que consumimos e experienciamos. Vale ressaltar que a vida luxuosa não necessariamente indica consumo desenfreado, pois aqui a qualidade ainda segue como um ponto crucial em cada escolha. A diferença é que, aqui, o indivíduo não poupa gastos para viver.

A pessoa adepta à vida de luxo ostenta itens de vestuário de grife, frequenta eventos requintados e viaja para destinos onde o custo de vida e das experiências é mais elevado. Esse estilo de vida é muito comum entre celebridades, artistas e pessoas com poder aquisitivo mais alto.

Como definir o meu LifeStyle?

Definir seu LifeStyle é algo muito pessoal, mas nada complexo. O ponto-chave para que você encontre a melhor forma de viver sua vida é trabalhar seu autoconhecimento. Algumas questões que podem te ajudar nessa autoavaliação são:

  • O que me motiva a tomar minhas ações?
  • Quais são os meus sonhos?
  • Como eu gosto de conduzir meus planos para chegar aos meus objetivos?
  • Prefiro uma vida mais agitada ou mais pacata?
  • Gosto de passar mais tempo na natureza ou na cidade?
  • Quem são as pessoas do meu círculo social? O que elas têm (de personalidade) que me faz sentir bem perto delas?
  • Existe alguma coisa que ainda não tentei e tenho vontade de fazer? — Aqui vale tudo, desde aulas de dança ou de culinária até tirar um sabático.

Essas são apenas algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para encontrar a vida que mais reflete a sua essência. Lembre-se que, no final, a resposta sempre estará dentro de você.

Curtiu o conteúdo? Continue nos acompanhando e embarque conosco no universo do bem-estar e do equilíbrio.

Namastê.

4/5 - (Total de avaliações: 2)
Yogini

A Yogini é 1º marca de moda brasileira inspirada nos valores do Yoga. Em nosso blog, você encontrará artigos sobre o universo de Yoga, Meditação e Ayurveda, além de dicas de moda e lifestyle para viver uma vida com mais equilíbrio, bem-estar e união, do tapetinho à rotina.

Deixe um comentário