Se você está pensando em praticar yoga, mas não consegue arranjar tempo para frequentar um estúdio, não desista da ideia.
Hoje, tudo o que você precisa para dar os primeiros passos rumo ao equilíbrio do seu corpo e mente é de uma boa internet e um pequeno espaço para começar do conforto do seu lar, sem trânsito, nem perda de tempo.
Quer saber mais detalhes? Leia o artigo e entenda como iniciar essa prática milenar pela TV, pelo celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico, com ótimos profissionais ou plataformas especializadas. Saiba que materiais usar, quais as modalidades de yoga, seus benefícios e muito mais!
Índice
- O que é Yoga?
- Benefícios do Yoga em casa
- Preparação para a prática de Yoga em casa
- Passo a passo para iniciar a prática em casa
- Benefícios da meditação diária
- Dicas para manter a rotina!
- Como escolher o melhor estilo de Yoga para você
- Conclusão e próximos passos
O que é Yoga?
Yoga é uma palavra originária do sânscrito Yuji, que significa união e tem por objetivo alinhar corpo, mente e espírito. O primeiro mestre conhecido por reunir os princípios do yoga foi Patanjali, com sua obra denominada Yoga Sutras.
Todos os tipos de yoga são constituídos pela prática de posturas (ásanas), técnicas de respiração (pranayamas) e meditação. Esse conjunto de elementos trabalha a consciência corporal e promove a sensação de relaxamento, que resulta em inúmeros benefícios para a saúde mental e física, como: redução do estresse, tranquilidade, concentração, equilíbrio emocional e muitos outros.
Benefícios do Yoga em casa
Conforme já enumeramos acima, são muitos os benefícios conquistados com a prática do yoga. Além deles, você consegue:
- fortalecer os músculos;
- reduzir a ansiedade e possíveis tendências à depressão;
- emagrecer mais facilmente;
- regular os batimentos cardíacos;
- melhorar a qualidade do sono;
- alívio de dores articulares e musculares;
- alinhamento da postura e redução de dores nas costas;
- fortalecimento da inteligência emocional e do autocontrole.
Quando é possível praticar yoga em casa, você ainda se beneficia da comodidade de não enfrentar o trânsito, ter um cantinho apenas para esse momento especial e só teu, além da privacidade para finalizar a sua prática sem a preocupação de voltar para casa.
Preparação para a prática de Yoga em casa
Enquanto muitas outras atividades exigem espaços maiores e equipamentos mais robustos, para praticar o yoga você não precisa de muita coisa, principalmente para quem está começando. Vejamos algumas dicas:
Acessórios necessários
A prática de Yoga flui entre movimentos intensos e a quietude, e para isso, os acessórios e tapetes de Yoga são essenciais. Além de almofadas volumosas e firmes, por exemplo, que podem auxiliar no conforto em algumas ásanas sentadas, a Yogini oferece uma linha de equipamentos leves e confortáveis que podem contribuir para sua prática
Os tapetes de Yoga, ou mats, são indispensáveis, proporcionando uma superfície macia e antiderrapante. Os tapetes da Yogini são eco-amigáveis, recicláveis, livres de PVC e materiais tóxicos, à prova d’água e antiderrapantes. Eles combinam com as roupas de prática e são leves, ideais para complementar seus movimentos e podem ser transportados com porta-mats estilosos que combinam com o visual da prática.
Os tapetes de Yoga devem ter pelo menos 4mm de espessura para conforto e menor impacto, e os mats da Yogini têm 5mm e dimensões de 183cm x 61cm. Com cuidado adequado, higienizados com pano úmido, os tapetes podem durar anos.
Tapete de Yoga Cereja 5mm
Feito pra você, o mat Yogini é perfeito para te acompanhar durante sua prática!
Para melhor flexibilidade e alinhamento postural durante a prática, recomendamos o uso do cinto para Yoga, que são produzidos pela Yogini em 100% algodão e são ajustáveis e laváveis. Já para as ásanas que exigem equilíbrio e que corrigem a postura, o uso de blocos de Yoga permite maior naturalidade e calma para a prática. Para complementar, toalhas antideslizantes podem ser utilizadas para absorver o suor e evitar escorregões.
E para deixar a prática ainda mais agradável e completa, a Yogini oferece uma linha completa de roupas para Yoga & Fitness, com modelos atemporais e confortáveis que acolhem seu corpo e melhoram sua performance. Sinta a leveza em cada momento!
Criando um espaço de Yoga em casa
Na hora de criar um espaço em casa, para fazer a sua prática, procure um local que caiba o seu tapete. O lugar não precisa ser grande, basta que esteja limpo e tranquilo, onde você saiba que não terá nenhum incômodo.
Uma alternativa interessante, caso você tenha essa opção, é fazer yoga ao ar livre ou na varanda do seu apartamento ou casa. O contato direto com a natureza e o sol é muito prazeroso e pode favorecer o seu aproveitamento da prática.
O que realmente importa é ter espaço suficiente para se movimentar e com tranquilidade o bastante para se concentrar nos exercícios, na respiração e na meditação final.
Ah, e não se esqueça de desligar os eletrônicos. TV, computador e celular podem atrapalhar a sua imersão.
Passo a passo para iniciar a prática em casa
Agora que você já se preparou para dar um start nessa incrível atividade de autoconhecimento, acompanhe um passo a passo de como praticá-la em casa!
Posturas básicas de Yoga
Como tudo que é novo, se você é iniciante, comece do começo, ou seja, com o básico. Se você quiser se desafiar logo de início, com posturas muito avançadas, poderá se desmotivar, e ninguém quer isso, não é mesmo?
O ideal, então, é evoluir gradualmente e de forma segura. Dessa forma, você consegue absorver bem cada etapa, o que injeta mais ânimo para continuar a progredir e aproveitar ao máximo todos os benefícios envolvidos na prática.
Assim, entre os ásanas mais indicados para testar em casa, no início, destacamos os seguintes:
Tadasana (postura da montanha): mantenha-se em pé com os pés alinhados e paralelos, na largura dos quadris e os braços relaxados ao lado do corpo, expandindo o peito para frente. Encaixe o quadril inclinando sutilmente o sacro para baixo, com a intenção de ancorar-se ao chão, sentindo a estabilidade dos pés enraizados na terra.
Em seguida, inspire profundamente enquanto eleva os braços ao alto com as mãos entrelaçadas. Assim, estenda a coluna com leveza e alivie a tensão do pescoço.
Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo): Essa postura contribui para o aquecimento e a revitalização de cada parte do corpo, desde a planta dos pés até o topo da cabeça.
Exale profundamente e, com os braços, volte o peito para o chão e transite suavemente para Adho Mukha Svanasana. Deixe as mãos apoiadas sobre o solo, espalhando os dedos de forma ampla e firme.
Mantenha os braços alongados com os cotovelos levemente voltados para dentro, relaxe o pescoço e mantenha os ombros distantes das orelhas. Nesse ponto, pressione os calcanhares contra o solo, elevando o cóccix para cima, alinhando a coluna ainda mais.
Vrikshasana (postura da árvore): seu objetivo é acalmar, aumentar a concentração e manter o foco. Para sua execução, transfira o peso do corpo para o pé direito. Depois, com o joelho esquerdo flexionado, eleve a perna, abrindo o quadril.
Apoie a planta do pé esquerdo na parte interna da coxa direita (iniciantes podem apoiar no tornozelo direito) e uma as mãos no centro do peito como sinal de saudação.
Bhujangasana – Postura da Cobra: é uma postura indicada para adquirir mais flexibilidade na parte superior das costas. Inspire e vá para Bhujangasana, elevando o peito com o apoio dos braços, as palmas das mãos firmes no tapete e o olhar voltado para cima.
Trikonasana (postura do triângulo): é o asana do triângulo estendido, na lateral do corpo, que ajuda a equilibrar o físico e aquecer a musculatura.
Virabhadrasana II (postura do Guerreiro II): ajuda a fortalecer e tonificar os braços, as pernas e a parte inferior das costas. Comece com o pé esquerdo à frente, apoie o calcanhar até o chão e gire o pé 90º à direita, mantendo o joelho esquerdo paralelo ao tornozelo esquerdo.
Depois, gire os quadris e o torso voltados para a direita. Inspire e estenda as mãos para as laterais, olhando por cima do ombro esquerdo. Enquanto permanece na postura, respire. Faça tudo igual do outro lado.
Balasana (postura da criança): é a postura que acalma tensões e permite o retorno entre as demais posturas. Se assemelha à criança no útero da mãe.
Confira nosso desafio de 30 dias para iniciar a prática! Com imagens ilustrativas das posturas e um guia completo mensal para te incentivar a manter a rotina.
Técnicas de respiração (Pranayama)
Para acompanhar as posturas de yoga existem algumas técnicas de respiração, conhecidas como pranayama, que também podem ser praticadas isoladamente. Basta sentar-se com a coluna ereta e escolher o tipo de respiração, de acordo com o propósito escolhido. Algumas delas:
- respiração diafragmática;
- respiração alternada pela narina;
- respiração ressonante;
- respiração da abelha (nada brahma);
- respiração de lábios franzidos.
Benefícios da meditação diária
O objetivo final das posturas de yoga, juntamente com a respiração coordenada aos exercícios é finalizar com uma meditação. Ao longo da prática dos ásanas, o corpo se prepara para entrar em estado meditativo e, ao final, se torna mais propício para assentar a mente e se deixar levar pela prática meditativa escolhida.
Hoje, meditar se transformou em algo muito popular e o principal motivo é a comprovação de seus benefícios. A meditação é um poderoso antídoto para a ansiedade e o estresse, que causam muitas doenças.
Atualmente, sabemos que o estresse interfere na liberação de importantes hormônios na corrente sanguínea. Só isso já explica por que meditar pode ser mais eficiente que recorrer a medicamentos controlados, por exemplo.
Alguns de seus principais benefícios incluem, ainda, a redução do aparecimento de doenças cardiovasculares, combate à depressão, melhora do foco e da concentração.
Dicas para manter a rotina!
Quem está iniciando a prática do yoga pede sentir-se desmotivado, caso não alcance resultados expressivos rapidamente. Mas, os efeitos benéficos vêm com o tempo e com a persistência.
Por isso, para manter a rotina, seja paciente e generoso consigo mesmo e trabalhe as posturas, a respiração, a meditação e os estudos aos poucos. Essa jornada é longa e quanto mais você se envolver, mais descobertas interessantes fará.
Procure, então, vivenciar as práticas, descobrindo o desafio e o prazer dos momentos de estar consigo trabalhando suas limitações e possibilidades. Envolva-se em uma atmosfera de autocuidado investigativo, respeitando o seu tempo e sua própria história.
É importante conservar sempre uma conduta de aprendiz diante das técnicas e dos instrutores, ainda que à distância. E, também, não se deixe desanimar quando estiver diante de um praticante experiente. Lembre-se de que ele já foi um iniciante e que você também pode alcançar resultados incríveis, evoluindo física, mental e espiritualmente.
Como escolher o melhor estilo de Yoga para você
Quanto à escolha do tipo mais adequado de yoga, tudo depende do seu ritmo, do que você pretende desenvolver e da adaptação possível. O ideal é experimentar e, para isso, vale procurar e testar alguns estilos, como:
- Ashtanga yoga (o mais intenso);
- Hatha yoga (tipo mais leve e recomendado para iniciantes);
- Kundalini yoga (voltado para concentração e meditação);
- Babyoga (para mães grávidas ou com bebês pequenos);
- Vinyasa yoga (as posturas fluem de uma para outra sem pausa e funciona muito bem para reduzir o estresse e a ansiedade);
- Iyengar yoga (ótimo para correção postural);
- Yoga restaurativa (prioriza o relaxamento físico e mental).
Conclusão e próximos passos
Neste artigo, incluímos um pouco de cada aspecto do yoga e esperamos que as informações sejam úteis para que você comece a sua jornada no universo Yogi em casa, rumo ao autoconhecimento.
Vimos que os benefícios do yoga têm aspecto global, ou seja, envolve o físico, o mental e o espiritual. Ao aplicar as técnicas no seu dia a dia, sem dúvida, será inevitável que você vivencie uma boa medida de paz e tranquilidade em meio ao caos que vivemos no mundo.
Procure, então, seguir nossas dicas e comprove os benefícios. Você sairá ganhando em saúde física e mental, qualidade de vida, bem-estar e autoestima.
Quer saber mais sobre yoga? Continue com a gente e confira os mais variados artigos que tratam desse assunto!